Apresentação

O Forlibi surgiu da necessidade de unir as línguas brasileiras de imigração com o objetivo de instaurar um diálogo permanente entre estas comunidades linguísticas, e se propõe a ser um espaço de pesquisa, mediação e articulação política em variadas frentes para o fortalecimento das mesmas. Reunindo falantes e representantes das línguas de imigração e de instituições parceiras, tem como propósito delinear ações coletivas para a promoção das línguas nas políticas públicas em nível nacional.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Curso de Língua Talian será ministrado em Garibaldi-RS

Nota de esclarecimento do IPOL: Na reportagem veiculada no site da prefeitura municipal de Garibaldi-RS que apresentamos nesta postagem, o Talian é caracterizado ora como “variedade”, ora como “dialeto” e ora como “língua”. A esse respeito, vale lembrar que, em novembro do ano passado, o Talian, juntamente como o Asurini do Trocará e o Guarani Mbya, foram reconhecidos como Referência Cultural Brasileira pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), fazendo parte desde então do Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL), conforme dispõe o Decreto 7387/2010, que instituiu o INDL “como instrumento de identificação, documentação, reconhecimento e valorização das LÍNGUAS portadoras de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”. Em sintonia com o texto do referido Decreto, portanto, acreditamos ser importante chamar a atenção de nossos leitores para o fato de que também nós do IPOL consideramos o Talian como LÍNGUA e não como “variedade” ou “dialeto”.

Curso de Talian será ministrado em Garibaldi

Um curso de Talian ocorrerá nos próximos meses em Garibaldi. A atividade terá início em 26 de março e seguirá até 18 de junho. A iniciativa tem o intuito de preservar os aspectos históricos e culturais ligados ao Talian – variedade suprarregional do italiano com características próprias – reconhecida pelo inventário nacional da diversidade linguística.

O curso tem o objetivo de capacitar monitores para a língua Talian, por meio de estudos da gramática, pronúncia e literatura. Além disso, a atividade tem o intuito de dotar a comunidade de conhecimentos sobre o dialeto e contribuir com a sustentabilidade sociocultural da Região Uva e Vinho.

As aulas ocorrerão todas as quintas-feiras, das 18h30 às 21h. As inscrições devem ser realizadas na Secretaria de Turismo e Cultura. Informações pelo fone (54) 3462 8235 ou no e-mail melina.casagrande@garibaldi.rs.gov.br . A realização é da Associação de Turismo da Serra Gaúcha (Atuaserra), Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul (Fisul), Instituto Tarcísio Michelon e Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.

Fonte: e-IPOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário