Apresentação

O Forlibi surgiu da necessidade de unir as línguas brasileiras de imigração com o objetivo de instaurar um diálogo permanente entre estas comunidades linguísticas, e se propõe a ser um espaço de pesquisa, mediação e articulação política em variadas frentes para o fortalecimento das mesmas. Reunindo falantes e representantes das línguas de imigração e de instituições parceiras, tem como propósito delinear ações coletivas para a promoção das línguas nas políticas públicas em nível nacional.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Abertas as inscrições para o III POMERBR

Nos próximos dias 15, 16 e 17 de agosto acontece o III POMERBR, em Pomerode, Santa Catarina. Comemorando os 155 anos da imigração pomerana no Brasil. O evento conta com palestras, comunicações debates, mesas de discussão e exibições cinematográficas, buscando explorar aspectos da cultura pomerana, língua, comportamento e suas relações. 

Conforme apresentado no site do evento, trata-se de um "evento nacional para discutir as questões da cultura, do pertencimento e dos modos de ser dos pomeranos, nasce dentro do contexto da diversidade cultural".

No texto do professor Carmo Thum, organizador e palestrante do evento, ele relata: 

"Algumas pequenas ações culturais de registro e de reconhecimento eram executadas nos estados de Rio Grande do Sul e do Espírito Santo em espaços sociais geo-políticos onde habitam pomeranos. Partindo da premissa da Educação Popular que emancipação cultural se faz a partir de reconhecimento de si e dos outros, a proposta da partilha dos olhares de quem somos nós e o que queremos como futuro se colocou como uma necessidade."

Busca-se promover um espaço de reflexões e diálogos através da reunião de uma coletividade que se espraia por Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Carmo coloca: "Desejo é que a proposição inicial seja sempre nossa referência: coletivamente necessitamos nos questionar e problematizar quem somos, porque somos e o que desejamos ser enquanto grupo cultural."

E complementa: "Manter sempre a clareza de que somos mistura, que só somos na inter-relação com os outros, que somos produtos de muitas expressões e que é na diversidade e no diálogo que encontraremos a possibilidade de futuro."

As inscrições podem ser realizadas através do site http://www.pommerbrasil.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário