Apresentação

O Forlibi surgiu da necessidade de unir as línguas brasileiras de imigração com o objetivo de instaurar um diálogo permanente entre estas comunidades linguísticas, e se propõe a ser um espaço de pesquisa, mediação e articulação política em variadas frentes para o fortalecimento das mesmas. Reunindo falantes e representantes das línguas de imigração e de instituições parceiras, tem como propósito delinear ações coletivas para a promoção das línguas nas políticas públicas em nível nacional.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Apresentação PROEPO e Cultura Pomerana


Prezados (as) colegas,
É com grande satisfação que saúdo a todos os integrantes do Fórum, pessoas engajadas em defesa, articulação e promoção das línguas brasileiras de imigração. Desejo que tenhamos uma caminhada baseada no altruísmo em favor daqueles que nos propomos a representar,  as nossas respectivas comunidades de fala.
Meu nome é Sintia Bausen Küster, integrante do Fórum, falante nativa da língua pomerana,   Professora e Coordenadora Pedagógica do Programa de Educação Escolar Pomerana – Proepo, no município de Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo.  Proepo é um programa formalizado por meio de parceria interinstitucional entre cinco prefeituras no estado do Espírito Santo. Trata-se de um Programa Educacional Público que desenvolve um trabalho político e pedagógico bilíngue, que foi impulsionado pelo desejo da população local, descendentes de pomeranos. Ao longo do desenvolvimento do Proepo, obtiveram-se conquistas importantes que ultrapassaram a esfera escolar: criação da Comissão Municipal de Políticas Linguísticas; aprovação da Lei Municipal de Cooficialização da Língua Pomerana e realização do Censo Linguístico. O trabalho de fortalecimento e valorização da língua e da cultura pomerana tem sido compreendido como uma necessidade educativa local que além de resgatar aspectos históricos contribui para elevar a auto-estima dos (as) estudantes e para o processo de reafirmação da identidade cultural e linguística local, com importantes impactos na implementação de políticas culturais públicas locais.
Meu nome é Evandro Kurth, estarei juntamente com Sintia na articulação de informações a respeito da Cultura e Língua Pomerana. Nosso objetivo é estreitar laços e fortalecer nossas parcerias


Parabéns e sucesso a todos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário